Em reunião, ministro Paulo Teixeira comprometeu-se a unir esforços com o Governo Estadual para resolver a questão
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) se reuniu nesta quarta-feira (11) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para discutir a regularização fundiária em Mato Grosso do Sul (MS). Também participou do encontro o presidente do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), César Aldrighi. O objetivo é unir esforços entre os governos Federal e Estadual, além da própria senadora, para agilizar a regularização fundiária no estado.
Atualmente, cerca de 16 mil propriedades em MS aguardam a regularização, conforme dados da superintendência do Incra no estado. “Um dos meus maiores sonhos é ver Mato Grosso do Sul com 100% das propriedades regularizadas. O título de propriedade é fundamental para que os produtores, especialmente os da agricultura familiar, possam ter acesso a crédito e outros benefícios para ampliar sua produção, desenvolver seus negócios e prosperar. Isso é o que mais queremos para o nosso estado”, afirmou a senadora Soraya.
Para o ministro Paulo Teixeira, essa parceria tem grande potencial de sucesso. “Percebo uma sinergia nos propósitos entre a bancada de Mato Grosso do Sul, o Ministério, o Incra e o Governador [Eduardo Riedel], afirmou.
Segundo o MDA, Mato Grosso do Sul é o segundo estado do Brasil com maior cobertura do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), uma ferramenta eletrônica que auxilia na governança fundiária em todo o território nacional. Isso pode facilitar ainda mais o objetivo de regularizar todas as áreas no estado com essa a utilização desse sistema.
Prospera MS
Durante a reunião, a senadora Soraya Thronicke prestou contas ao Ministério do
Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar sobre o “Prospera MS”, projeto idealizado por ela para promover o desenvolvimento de todas as regiões do Mato Grosso do Sul. O projeto já passou por quatro edições.
Em cinco dias de evento, o "Prospera MS" oferece capacitações, fomenta a comercialização de produtos locais e proporciona trocas de experiências entre os produtores. Além disso, as feiras incluem shows, concursos, sessões de cinema e outras atividades culturais para a população.
A primeira edição foi realizada em novembro de 2023, na cidade de Naviraí, e o evento já passou por Aquidauana, Jardim e Coxim neste ano. A expectativa é expandir o projeto para outros municípios de MS nos próximos anos.
Comments